Entenda a importância dos aquecimentos antes da dança

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Antes de qualquer atividade física, algumas práticas são fundamentais para garantir o seu melhor desempenho na hora da performance. Portanto, não basta fazer de tudo para manter um corpo de bailarina e, na hora do exercício, deixar o aquecimento antes da dança para trás.

Preparar os músculos para a atividade que você vai realizar é fundamental para evitar lesões e tirar o máximo do seu corpo durante o exercício. Que tal esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto e entender a importância do aquecimento na dança? Continue a leitura deste artigo para conferir!

Quais são as diferenças entre aquecimento e alongamento?

Antes de nos aprofundarmos na importância do aquecimento na dança, é preciso compreender o papel do alongamento e as diferenças entre eles. Enquanto o primeiro deles é fundamental para a transição do estado de repouso para o estado de maior atividade metabólica, o segundo foca no trabalho exclusivamente muscular, tirando a tensão e facilitando a adaptação ao novo ritmo.

Qual é a importância do aquecimento para a dança?

Ao chegar ao local da atividade física que você vai realizar, o seu corpo estava em um estado de repouso, ou seja, relaxado, com o metabolismo mais lento e uma temperatura mais baixa. O aquecimento serve, portanto, para tirar o seu corpo dessa fase e prepará-lo para uma atividade física mais intensa, sendo vital para a disciplina na dança.

Ao adotar esse ritual no seu dia a dia, a oxigenação sanguínea é beneficiada diretamente, acelerando o metabolismo corporal e aumentando a sua disposição para uma atividade física em alto nível. A prevenção de lesões é outro dos principais benefícios dessa prática, graças à redução considerável da fadiga muscular.

Quais são as melhores práticas de aquecimento na dança?

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Mas, na prática, quais são as melhores formas de fazer o aquecimento antes da dança? Separamos algumas dicas para você. Confira!

Aquecimento no lugar

Mesmo quando não se tem muito espaço, o aquecimento antes da dança não pode ficar de fora do seu ritual. Assim, a movimentação no lugar é uma excelente alternativa para preparar o seu corpo. Com movimentos realizados nos calcanhares e fazendo círculos completos com os braços, você já deixa o estado de repouso.

Rolamento de ombros

O rolamento de ombros é outra opção, mais voltada para a parte superior do seu corpo. Levantando os seus ombros para cima e para baixo, você ativa a musculatura dos braços e tronco, se preparando para se exercitar.

Movimento nas pernas

Já para a parte inferior, a movimentação de pernas é a dica mais eficiente e pode ser feita com o simples balançar das pernas para frente e para trás, seja parado, seja com o auxílio de algum apoio para aumentar o nível de movimentação.

O aquecimento na dança é, portanto, fundamental para quem quer ter o melhor desempenho possível durante a atividade física e também reduzir as chances de lesões, por exemplo. Em longo prazo, essa prática é ainda mais importante para a preservação da saúde do seu corpo.

Agora que você já sabe tudo sobre a importância do aquecimento na dança, que tal ficar por dentro de outros assuntos relevantes? Siga as nossas páginas nas redes sociais e confira informações sobre o universo da dança no Brasil e no mundo! Estamos no Facebook e Instagram!

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