Conheça os bailarinos mais famosos do mundo e inspire-se!

bailarinos famosos
3 minutos para ler

Muito por conta de preconceitos e tabus, a dança não é vista como um espaço em que homens também possam demonstrar o seu talento e se destacar nos palcos, teatros e apresentações. Porém, o que muita gente não sabe é que muitos bailarinos famosos fizeram história nessa atividade e foram importantes para essa forma de arte.

Que tal, então, conhecer um pouco sobre essas personalidades que construíram a sua reputação de sucesso mesmo enfrentando alguns desafios? Continue a leitura deste artigo para ficar por dentro da trajetória de alguns dos bailarinos mais famosos que já deixaram o seu nome na história do ballet clássico. Confira!

Qual é a história e a importância dos homens no ballet?

Por mais que a presença masculina seja vista com certo preconceito no ballet, foram os homens que criaram a dança e, até o século XVII, também eram os únicos que poderiam ser profissionalizados. Como curiosidade, quando era preciso representar uma mulher em algum espetáculo, bailarinos se vestiam como mulheres. Porém, a leveza dos movimentos fez com que a dança fosse vista apenas como um espaço feminino.

O que é um grande equívoco, já que a dança exige muita força, equilíbrio e flexibilidade, ideal para a presença masculina. Desde então, mesmo enfrentando alguns obstáculos e tabus, muitos homens conseguem se destacar no ballet e construir uma carreira de sucesso e muito encantamento do público.

Quais são os bailarinos mais famosos do mundo?

bailarinos famosos

Agora que você já sabe o papel dos homens na história do ballet, que tal conhecer os bailarinos mais famosos do mundo para continuar se inspirando? Confira a nossa lista!

Rudolf Nureyev

Nascido na então União Soviética, Rudolf Nureyev precisou enfrentar a resistência no seu próprio país para ter sucesso. Após o início no tradicional Mariinsky Ballet, precisou fugir da URSS durante a Guerra Fria para se tornar um dos principais nomes do britânico Royal Ballet e, em seguida, assumir o cargo de diretor do Paris Opera Ballet.

Mikhail Baryshnikov

Também soviético, Mikhail Baryshnikov é considerado até hoje um dos principais nomes do ballet. O bailarino também sofreu resistência e censura do governo local e precisou escapar para o Canadá durante um tour e seguiu como um dos bailarinos mais famosos na América do Norte.

Vaslav Nijinsky

Considerado o maior dançarino do século XX, Vaslav Nijinsky nasceu na Rússia, porém, em um momento mais estimulante para a arte. O bailarino foi um dos primeiros a conseguir performar nas pontas dos pés e também tinha em saltos uma marca registrada.

Carlos Acosta

O cubano Carlos Acosta também é outro nome relevante do ballet. Não à toa, foi membro permanente do Royal Ballet de 1998 até 2015. Em 2020, assumiu um novo desafio e, agora, é diretor artístico do Birmingham Royal Ballet.

Conhecer os bailarinos famosos é fundamental para entender como o ballet é uma arte que não tem gênero e sexualidade. Entender a reputação e os caminhos desses nomes na dança ajuda a aumentar a conscientização de todos para o fim de certos tabus.

Agora que você já sabe quais são os bailarinos mais famosos do mundo, que tal mostrar para mais pessoas a história desses artistas? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre aos seus amigos, colegas e familiares como o ballet é uma arte democrática!

sapatilha-de-pontaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

-

Receba nosso conteúdo no seu e-mail 😍