A dança, de forma geral, já ganhou espaço científico na psicologia em alguns países, em especial nos Estados Unidos. Pesquisadores preocupados em avaliar diferentes aspectos que podem ser desenvolvidos pela dança produziram extensas pesquisas sobre o assunto, inclusive dos benefícios da dança na sua vida.
Esses estudos mostram a importância da dança ao desenvolvimento, principalmente para a criança, e como essa atividade pode trazer benefícios para o aprendizado escolar.
Que tal conhecer um pouco mais sobre esse assunto? Confira alguns resultados dessas pesquisas, conforme apresentados por Maria Cristina Lopes, especialista em Psicologia da Dança!
Benefícios da Dança para o desenvolvimento Cognitivo
O desenvolvimento cognitivo (que auxilia mais diretamente no aprendizado escolar) está vinculado ao desenvolvimento motor. Ou seja, o estímulo proveniente dos movimentos pode também estimular as competências cognitivas que, por sua vez, estimulam o aprendizado na escola. Em outras palavras: o corpo e a mente estão intrinsecamente relacionados.
Não é possível desvincularmos o corpo das nossas competências mentais. A partir dessa ideia, podemos pensar em quais estímulos motores poderão ser mais adequados para o desenvolvimento global do sujeito. A dança, enquanto movimento artístico e cultural, parece ser uma prática muito adequada, que reúne diversas competências em diversos âmbitos da vida do ser humano.
As competências desenvolvidas com a Dança
Uma pesquisa feita em 2004 aponta que a dança desenvolve muitas competências (para além das competências físicas e motoras), como: organização do pensamento, análise crítica e autodisciplina promovendo o processo de aprendizagem (Carter, 2004). Estas competências serão muito utilizadas no ambiente escolar e também no trabalho. Assim, a relação do corpo com o meio promovem inúmeras questões que terão diferentes usos em diferentes espaços e momentos de vida.
Benefícios da Dança para Saúde Mental
Também há muitos estudos que apontam os benefícios da atividade física para a saúde mental. A dança promove autoestima, bem-estar emocional (podendo prevenir estresse, sintomas de depressão e ansiedade), felicidade, satisfação na vida e melhor qualidade de vida. Alguns fatores importantes para a promoção de bem-estar são: recreação, alívio de estresse e estabilidade emocional.
Em geral podemos classificar os ganhos com a dança em três tópicos:
Social
Inserção em um contexto cultural, interpretação, competências sociais, comunicação, trabalho colaborativo e cooperação. Filosofia, estilo, tema e cultura são traduzidos em movimentos e abrem uma janela de visão de mundo.
Cognitivo
Concentração, memorização, atenção aos detalhes, organização mental e sequenciação.
Psicológico
Autoestima, bem-estar emocional, felicidade, satisfação na vida, melhor qualidade de vida, resistência à frustração, autodisciplina e autoeficácia (percepção da capacidade de lidar com situações adversas).
A dança não é apenas uma escolha por preferências e gostos pessoais. É facilitadora do desenvolvimento infantil e deve ser considerada por pais e pedagogos como apoio à educação. Agora você já sabe os diversos ganhos para quem dança e pode se sentir ainda mais seguro ao escolher essa atividade para todos e, em especial, para as crianças.
Então, agora que você já conhece quais são alguns dos benefícios da dança na sua vida, que tal mostrar isso para mais pessoas? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre aos seus amigos, colegas e familiares como o a dança é uma arte incrível!
Texto escrito por Maria Cristina Lopes – Psicologia na Dança em parceria com o Blog Só Dança.
Maria Cristina Lopes. Sou formada pela PUC-Rio e mestre pela Universidade de Coimbra. Trabalho com a dança desde 2013 e desenvolvi o 1º curso de psicologia da dança do Brasil em 2016. Sou defensora da área de psicologia da dança, atendo bailarinos, ofereço consultoria para escolas e companhias e capacito professores e psicólogos nesta área promissora.
Contatos: [email protected] | 21 99305 3432
REFERÊNCIAS:
Carter, C. S. (2004). Effects of formal dance training and education on student performance, perceived wellness, and self-concept in high school students (Doctoral dissertation, University of Florida).
Sem Comentários