Quatro importantes eventos de dança, em quatro diferentes Estados, agitam o mês. Hoje você confere o que cada um tem de mais importante para não perder nada.
Marcela Benvegnu | [email protected]
Julho é aquele mês que bailarinos, diretores e coreógrafos riscam no calendário para chegar logo. Tem contagem regressiva, check list, muito ensaio, planejamento e ansiedade para que todos possam passar as férias dançando, ou melhor, fazendo arte. Quatro grandes eventos marcam o mês: o já conhecido Festival Internacional de Dança de Goiás, que acontece em Goiânia, Goiás de 4 a 8 de julho; o tradicional e pioneiro Passo de Arte, que acontece de 6 a 14 de julho, em Indaiatuba, no Estado de São Paulo; o jovem Prêmio de Dança Seletiva YAGP Brasil, que será realizado de 12 a 16 de julho, em Uberlândia, Minas Gerais, e o famoso e consagrado Festival de Dança de Joinville, marcado entre os dias 18 e 28 de julho, em Joinville, Santa Catarina. No texto de hoje preparamos um roteiro com o que acontece de mais especial em cada um deles, para que você possa aproveitar cada instante, sem perder nada! É só planejar e dançar.
PASSO DE ARTE INTERNACIONAL
EVENTO | O 26º Passo de Arte Internacional acontece de 6 a 14 de julho, em Indaiatuba. O espaço principal de realização do evento fica no CIAEI (av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665, no Jardim Regina), em Indaiatuba, e as apresentações acontecem em dois horários: às 16h e às 19h30. O site é www.passodearte.com.br
JURADOS | No evento, além dos especialistas de cada estilo, outros nomes da dança são convidados a integrarem o júri para que o concorrente possa ter uma diversidade maior de olhares, acreditam os diretores Marisa Pivetta e William Romão. Em 2018 são eles: Stella Antunes, Cintia Martin, Amalia Machado, Juliana Garcia, Edy Wilson, Cassi Abranches, Matheus Brusa, Anselmo Zolla, Edson Santos, Jonatam Pikolé, João Wlamir, Beatriz de Almeida, Cícero Gomes, Raul Candal, Iñaki Urlegaza, Luca Masala, Carol Pagano, Sofia Marques dos Santos, Shoko Nejime e Nenê.
GALA E CONVIDADOS | Durante todo o evento o público poderá ver grupos convidados na abertura das noites. Entre as companhias estão a Galpão 1 Erika Novachi (6 de julho) dirigida por Erika Novachi – e a Anacã Companhia de Dança (dia 9 de julho) – com direção de Edy Wilson e Helô Gouvêa – além de bailarinos que se profissionalizaram por meio de parcerias do Passo de Arte, como Lamim Pereira (Kansas City) e Amanda Assucena (The Joffrey Ballet), que se apresentam no dia 14 de julho a noite e Alexander Kaden (Viener Staatsoper), também no dia 14, mas no período da tarde. No dia 15 de julho, às 17h, no CIAEI, acontecerá a Gala das Estrelas, na qual dançam todos os primeiros colocados e convidados. Os estudantes que possuem técnica clássica apresentam o Grand Defilé, que tem coreografia de Carlos dos Santos Jr. e que esse ano ganha remontagem de Beatriz de Almeida e Cícero Gomes.
SHOGUM | Trabalho ícone de uma das maiores referências da dança contemporânea do Brasil, Shogum, de Ivonice Satie (1951-2008), será apresentado em homenagem à artista, que também foi uma grande colaboradora do Passo de Arte e morreu há 10 anos. Com direção, remontagem e ensaios de Anselmo Zolla, os bailarinos Luis Fernando Pereira Rodrigues (Estação Cultura de Artes, de Porto Feliz) e Jonatas Santana (IOA, de Jundiaí) sobem ao palco no dia 15, na Gala das Estrelas, para essa performance. Durante as regionais do Passo de Arte SP I e II foram selecionados 18 bailarinos que participaram de uma audição para esta apresentação.
OPORTUNIDADES | Com objetivo de ampliar ainda mais as possibilidades de mercado de trabalho para os bailarinos, o Instituto Passo de Arte fez parcerias com o Concurso Internacional de Bailado do Porto, que acontece em abril de 2019, em Portugal, e é idealizado por Sofia Marques dos Santos, e o Europen Ballet Grand Prix, que acontece durante o mês de fevereiro, em Vienna, na Áustria, e tem direção de Simone Noja. Os eventos – que selecionam bailarinos de até 24 anos e grupos de todos os gêneros de dança para participarem – ampliam ainda mais o intercâmbio de estudantes, coreógrafos e diretores da América do Sul. Segundo Marisa Pivetta, os “eventos tem menos tempo de duração o que ocasiona um custo menor aos participantes. As bolsas também incluem alojamentos, refeições, escola de dança e formação acadêmica e o visto de imigração para esses países não é necessário”.
NÚMEROS | Aproximadamente 3.500 estudantes de dança passarão pelas competições. Cerca de 500 bailarinos participam de cursos e mais de 150 grupos, oriundos de diversos estados do Brasil, do Paraguai, da Argentina e do México participam do evento dividindo-se em 400 coreografias.
PALCO SÓ DANÇA | Este ano a novidade será um palco externo, no Parque Ecológico, com programações diárias entre os dias 7 e 14 de julho. Nos dias 7, 8, 9 e 14 ele funcionará das 10h às 18h, e entre os dias 10 e 13, das 14h às 18h. As apresentações serão variadas. Tem mais: Para aqueles que gostam de “compras” vale uma passada na Feira de Produtos que funciona no CIAEI, das 9h às 21h. E caso alguém não queira perder a programação por não estar presente, poderá assistir tudo pelo www.danceplay.com.br uma plataforma de transmissão online e ao vivo do conteúdo das noites.
BOLSAS | Com apoio exclusivo da Só Dança o Passo de Arte irá oferecer bolsas de estudo para que os participantes possam estar no 4º Curso de Capacitação para Estudantes e Professores, que acontece em janeiro de 2019, em Indaiatuba. Segundo os diretores do evento elas serão distribuídas da seguinte forma: 100% de bolsa de estudo para os primeiros lugares das variações, solos clássicos (serão 40 bolsas para o 1º,2º e 3º lugares das categorias Pré, Juvenil, Adulto e Avançado); 100% de bolsa de estudo para os professores dos gêneros variações de repertório, solos clássicos e livres e 50% de bolsas para os estudantes de variações de repertório, solos clássicos e livres que ficarem abaixo dos três primeiros lugares.
PRÊMIO DE DANÇA SELETIVA YAGP BRASIL
EVENTO | O Prêmio de Dança Seletiva YAGP Brasil, acontece de 12 a 16 de julho, em Uberlândia, Minas Gerais em dois espaços: No Teatro Municipal de Uberlândia (avenida Rondon Pacheco, 7070) será realizada a competição, o credenciamento, a feira de produtos e a praça de alimentação e no DMAE (avenida Rondon Pacheco, 6400) acontecem as master classes e palestra.
IDEIA | O grande objetivo de Katty Houlis, responsável pela delegação do Brasil no YAGP em 2019, é que essa seletiva (e a próxima, que acontece em outubro, em São Paulo) possa propiciar ao bailarino e professor uma experiência educativa e não apenas uma competição. O evento contará com master classes, coaching, bolsas de estudo, palestras, entre outros.
FESTIVAL | A seletiva YAGP integra o Prêmio de Dança de Uberlândia, assim foram aceitos na competição categorias avançadas com bailarinos acima de 19 anos, que não concorrem a Final do YAGP. No momento da inscrição no site, o bailarino pôde optar por participar do Prêmio, do YAGP ou ambos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
NOVIDADES | Para os selecionados para a final do YAGP em Nova York, em 2019, será oferecido gratuitamente um coaching, em janeiro. E a delegação em NY terá aulas de aquecimento diariamente durante a viagem. Uma palestra chamada Por Dentro do YAGP, será ministrada por Larissa Saveliev, presidente e idealizadora do Youth, no dia 16 de julho, com a participação de bailarinos que passaram pelo evento e hoje integram importantes companhias como Paulo Arrais (Boston Ballet), Eliabe D’Abadia (The Danish Royal) e Daniel Robert (Dutch National Ballet).
MASTER CLASSES | Entre os dias 12 e 15 de julho acontecem as master classes com importantes nomes da dança como Ana Maria Campos (Brasil), Carol Segurado (Brasil), Claudio Munoz (Chile/USA), Edna Carvalho (Brasil/Alemanha), Luiza Boaventura (Brasil/USA), Paulo Arrais (Brasil/USA), Rostslav Dzabraev (Russia/USA) e Vladymyr Rybyakov (Russia/Brasil). O coach de variações e pas de deux ficará a caro de Ana Maria, Luiza, Arrais e Rybyakov. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀
JURADOS | Nessa edição são eles: Larissa Saveliev (YAGP), Claudio Munoz (YAGP/Houston Ballet, USA), Tindaro Silvano (Brasil), Edna Carvalho (Brasil/Alemanha), Eliabe D’abadia (Brasil/ Dinamarca, Danish Royal).
BOLSAS | No dia 16 de julho também acontecem as aulas avaliativas para bolsas e seleção para a final do YAGP NY 2019 em aula de Ana Maria Campos. As bolsas desta primeira edição aqui no Brasil serão para o Houston Ballet, Het Nationale Ballet – Dutch National Ballet, The Royal Danish Ballet, Escola Estatal de Berlim e Boston Ballet.
FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE
EVENTO | De 18 a 28 de julho, Joinville se torna a capital da Dança com o Festival de Dança de Joinville. O evento acontece em múltiplos lugares, mas o principal deles é o Centreventos Cau Hansen, espaço das competições, mostras, Feira da Sapatilha, entre outros, que fica na Av. José Vieira, 315. Para espiar o site: http://festivaldedancadejoinville.com.br/
NOITE DE ABERTURA | A convidada da vez para a abertura da 36º edição do Festival de Dança de Joinville, no Centreventos Cau Hansen, no dia 18 de julho, às 20h, é a Companhia Brasileira de Ballet, com direção de Jorge Teixeira, que ao lado da Escola de Ballet Maria Olenewa do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e convidados irão apresentar o clássico “O Lago dos Cisnes”. A curiosidade fica por conta de participações especiais: o coreógrafo e ex-curador artístico do Festival Marcelo Misailidis, que também foi bailarino no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Beatriz de Almeida, que foi primeira Bailarina do Stuttgart Ballet e Gustavo Carvalho e Mel Oliveira, primeiros bailarinos do Ballet Nacional Del Sodre (BNS), de Montevidéu.
MOSTRA COMPETITIVA | De 19 a 26 de julho a mostra reúne 236 coreografias nos estilos: danças urbanas, dança contemporânea, danças populares, jazz, sapateado, balé neoclássico, balé clássico de repertório. Os curadores da edição – Ana Botafogo, Caio Nunes e Thereza Rocha – são os responsáveis pela seleção final das obras. O festival esse ano recebeu 3.320 inscrições de coreografias.
MEIA PONTA | Famosa pela qualidade artística e técnica das crianças entre 9 e 12 anos, o Meia Ponta acontece entre os dias 25 e 27 de julho, no Teatro Juarez Machado. As 57 coreografias selecionadas contemplam os sete gêneros: neoclássico, balé clássico de repertório, jazz, sapateado, dança contemporânea, danças populares e danças urbanas. O Meia Ponta estimula e reconhece talentos jovens da dança, proporcionando aos pequenos uma grande produção com os olhares dos jurados.
NOITE DOS CAMPEÕES | Novidade nesta edição é a dobradinha da Noite dos Campeões. No dia 27 de julho sobem ao palco os vencedores das categorias júnior e no dia 28, das categorias sênior. Os vencedores das premiações de Melhor Bailarino, Melhor Bailarina e Melhor Grupo se apresentam nas duas noites.
ESTÍMULO MOSTRA DE DANÇA | Os grupos que já passaram pelas competições do Festival de Dança têm a oportunidade de vivenciarem a experiência de uma grande produção. Os trabalhos inscritos passam pela seleção da curadoria artística do Festival e neste ano, a Estímulo Mostra de Dança valoriza a trajetória do Ballet Adriana Assaf, de São Paulo, e do Espaço Artístico Nicole Vanoni, de Curitiba. Assaf irá apresentar “Shakti”, de Marcos Silva, no dia 20 de julho e Vanoni, “Memórias de Brinquedo”, coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni, no dia 21 de julho, ambos às 17h, no Teatro Juarez Machado.
SEMINÁRIOS DE DANÇA | Coordenados por Renata Leoni, pós-graduada em dança e codiretora da Ginga Companhia de Dança o XII Seminário de Dança apresenta o tema “A dança da rede. As redes da dança”. A ideia é a de reunir pesquisadores, estudantes de curso superior e interessados em discutir, investigar, descobrir e ajudar a apontar novos caminhos para a arte do movimento no Brasil. Para agenda: dias 22 e 23 de julho na Sala Agrippina Vaganova na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
JURADOS | Esse ano as bancas de jurados serão divididas da seguinte forma: Dança Contemporânea: Suely Machado, Sandro Borelli, Rui Moreira, Ana Mundim e Alex Neoral. Danças Populares: Eleonora Gabriel, Jorge Zimmer, Carmen Hoffmann, Gilmar Sampaio, Alain Sinai. Balé Clássico de Repertório: Eliana Caminada, Esmeralda Gazal, Paulo Rodrigues, Cecília Kerche, Marcelo Misailidis. Jazz: Regina Sauer, Andrea Sposito, Carlos Laerte, Soraya Bastos e Katia Barros. Danças Urbanas: Hugo Oliveira, Ugo Alexandre, Juliana Kis, Tatiana Sanchis e Renato Cruz. Neoclássico: Iracity Cardoso, Tindaro Silvano, Marcelo Misailidis, Mônica Mion e Fauzi Mansur. E Sapateado: Dora de Paula, Flávia Costa, Marina Coura, Ana Corina Amanajás e Leonardo Dias.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA DE GOIÁS
EVENTO | A 6ª edição do Festival Internacional de Dança de Goiás está marcada para acontecer em Goiânia, Goiás, de 4 a 8 de julho no Clube Ferreira Pacheco e Teatro do Sesi (Av. João Leite, 1013 – Santa Genoveva). O evento é uma realização do Studio Dançarte (Ariadna e Gisela Vaz) e tem apoio do Conselho Brasileiro da Dança e do Governo do Estado de Goiás. O site é http://festivaldancagoias.com.br/
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
JURADOS | Em 2018 além dos brasileiros, nomes internacionais dos Estados Unidos, Chile e Colômbia compõem as bancas das noites. São eles: Natalia Berrios (Chile), José Manuel Ghiso (Colômbia), Brian McSween (EUA), Cristina Helena (MG), Alice Arja (RJ), Caio Nunes (RJ), Edson Santos (SP), Gleidson Vigne (SP), Erick Gutierrez (SP) e Henry Camargo (SP). Todos também ministram workshops de diversos estilos.
PARA DANÇAR | A Mostra Competitiva se divide em 5 dias com apresentações, sempre às 17h e às 20h. E a programação do festival também incluiu outras formas de apresentação: uma Mostra Não Competitiva que acontecerá no sábado dia 7 de julho, às 15h, no Teatro Sesi e uma Batalha de Danças Urbanas que está marcada para o domingo, dia 8, às 16h.
DIÁLOGO | Pensando em ampliar o diálogo dos professores e jurados com os diretores, professores e coreógrafos dos grupos participantes, as diretoras do evento criaram dois dias (sexta, 6 e domingo, 8, às 14h) para que um bate-papo reúna essa turma para poder pensar a dança. Vale a reflexão.
PRÊMIOS | O festival tem prêmios em dinheiro para as categorias de melhor grupo infantil, bailarino ou bailarina revelação, coreógrafo, bailarino ou bailarina, grupo adulto ou avançado. Os valores vão de R$ 2 a R$ 15 mil.
BOLSAS | No evento bolsas de estudo para diversos cursos de férias também serão ofertadas aos participantes. Nessa edição elas serão para: o curso de férias no Miami Ballet School, curso de férias no Summer Brasil (RJ); para o Ballet Marlene Lago (Montevidéu); curso de férias Arte Minas (BH); curso de férias Fórum da Dança (SP); o curso de férias no Studio Dançarte (para bailarinos e professores).
EXPERIÊNCIA | Também estão previstos convites para abrir o Festival CBDD – Fortaleza; um bailarino(a) treinée durante uma semana no Ballet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro; bailarino(a) treinée durante uma semana no Ballet de Niterói; bailarinos escolhidos para a seletiva America do Sul do Prix de Lausanne; um tutu para bailarina, oferecido por Wellington Ateliê e inscrição gratuita para o Danzamerica, na Argentina.
Sem Comentários