Assim como outras carreiras artísticas, viver de dança também apresenta muitos desafios. É preciso dedicação, resiliência e talento para ser um bom profissional de dança.
Você já deve inclusive ter ouvido que é difícil seguir carreira artística no Brasil. Mas, ao contrário do que se costuma dizer por aí, o dançarino profissional tem diversas possibilidades de áreas de atuação. O mais importante é conhecer esses caminhos e escolher uma trajetória que tenha a ver com o seu percurso.
Para descobrir um pouco mais sobre o campo profissional da dança, basta continuar lendo este post até o fim. Vamos lá?
Como surgiu a dança e quais os principais tipos?
A dança é uma das formas de arte mais antigas da humanidade e há registros de cerimônias dançadas ainda na pré-história. Antigamente, essa forma de arte estava muito relacionada a rituais. Foi somente séculos depois que a dança passou a ser uma forma de expressão artística.
Há diferentes tipos de classificação da dança, que pode ser analisada do ponto de vista do modo de dançar (solo, em dupla, grupo etc.), da origem (cerimonial, ritualística, cênica etc.) ou segundo outros critérios.
Para nós, a classificação mais interessante são os tipos de danças cênicas. O primeiro deles foi o balé clássico, desenvolvido no Renascimento italiano, lá no século XV.
No início do século XIX, com todas as mudanças sociais do período, sentiu-se a necessidade de uma nova forma de expressão corporal. Assim que surgiram as primeiras manifestações da dança moderna.
Em meados do século XX, depois de mais uma enxurrada de mudanças sociais, veio a dança contemporânea para mais uma vez dar vazão à necessidade de expressão tendo o corpo como linguagem. Com as danças tradicionais e folclóricas, esses podem ser considerados os principais troncos da dança, que depois se desdobram em diversos outros estilos.
[rock-convert-cta id=”2907″]
Como é feita a formação profissional?
A formação do profissional de dança se dá na faculdade. Os cursos têm duração que vão de sete a oito semestres, podendo se estender caso o aluno deseje a continuidade de estudos.
Durante o curso, a pessoa aprende técnicas de movimentação e consciência corporal, controle da respiração, equilíbrio, ritmo. Mas aprende também fundamentos de diferentes estilos de dança e habilidades para montar um espetáculo ou evento.
Os estudantes têm dois caminhos principais: bacharelado e licenciatura. Os bacharéis em dança podem atuar na montagem, coordenação e direção de espetáculos, além de poderem encená-los. Já os licenciados podem também trabalhar com o ensino da dança.
Onde pode atuar o profissional de dança?
Veja a seguir alguns exemplos de atividades que o bailarino profissional pode desenvolver em sua carreira.
Ensino
Quando falamos em ensino de dança, o mais comum é pensar nas aulas de um determinado estilo para turmas. Mas o profissional de dança pode ir além e dar aulas também de expressão artística em escolas do ensino fundamental e médio. Além disso, ele pode atuar em academias explorando uma vertente mais fitness da dança.
Direção
Outra possibilidade para o bailarino profissional é a montagem e direção de espetáculos. Ele pode atuar na direção artística e na criação de coreografias não só para números de dança, mas também para o corpo de baile de óperas e para os bailarinos de musicais.
Produção de eventos
Quem gosta da parte de eventos pode se dedicar à organização de congressos, festivais, mostras e competições de dança. O profissional formado aprende habilidades de planejamento e gestão que o possibilitam organizar esse tipo de eventos ao longo de sua carreira.
Expressão corporal
A expressão corporal é uma habilidade que precisa ser muito explorada por artistas e performers. O bailarino profissional tem a competência para atuar no desenvolvimento dessa habilidade com artistas e também com o público geral.
Atualmente, o profissional de dança tem diversas possibilidades para exercer a sua profissão. Além de todas as atividades que listamos aqui, o empreendedorismo também é uma opção que pode ser bastante promissora. O importante é encontrar um nicho do qual você goste e para o qual tenha talento.
Gostou deste artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais e veja o que seus amigos têm a dizer sobre o assunto!
[rock-convert-cta id=”2913″]
Sem Comentários