Entenda o que são as regras de etiqueta na dança de salão

regras etiqueta dança
6 minutos para ler

Para quem ama dançar e sonha em viver profissionalmente da dança é fundamental conhecer bem as regras de etiqueta na dança de salão.

Com certeza, quem está acostumado a fazer parte desse universo, e leva a dança a sério, já ouviu falar dessas regras. Mas será que você sabe exatamente todos os aspectos envolvidos nessa questão?

Pensando em ajudar você a entender mais sobre esse assunto, neste post, selecionamos os pontos mais relevantes acerca das regras de etiqueta na dança de salão. Prossiga com a leitura e saiba mais.

Como surgiram as regras de etiqueta na sociedade?

A palavra etiqueta vem do francês étiquette e significa o conjunto de regras, atitudes e comportamentos adotados pelas pessoas, umas com as outras, no trato social.

Embora muitos achem que as regras de etiqueta surgiram no século XVII com ápice na corte do rei Luís XIV, que ficou mais conhecido como Rei Sol, ele não foi o autor da criação das cerimônias e regras de etiqueta.

Muito antes, desde o século XII já despontavam na sociedade as temáticas sobre como se comportar à mesa e como ter e aplicar boas maneiras na sociedade da época.

Quer dizer, como ficou demonstrado, as regras de comportamento e etiqueta já existem há muitos séculos e persistem como códigos de conduta na nossa sociedade atual.

O que são as regras de etiqueta na dança de salão?

O ambiente dos bailes de dança de salão costuma estar permeado de regras de etiqueta que vão muito além dos passos e técnicas de dança propriamente dita.

Tais regras foram desenvolvidas, ao longo do tempo, com a finalidade de auxiliar a circulação dos pares na pista de dança, facilitar seus movimentos e estipular normas de boa convivência, proporcionando um clima saudável e harmonioso para todos os presentes no local.

O que compõe as regras de etiqueta na dança de salão?

As regras de etiqueta na dança de salão abrangem absolutamente todos os aspectos envolvidos no ato de dançar a dois. Afinal, a proximidade dos corpos faz com que seu par seja diretamente influenciado, tanto para o bem quanto o para o mal, pelas suas escolhas.

Sendo assim, não estamos falando apenas dos protocolos adotados no salão, mas também das roupas e acessórios escolhidos para esse momento e dos cuidados com a higiene (bom hálito, controle do suor e outros odores) e com a apresentação, que devem ser tomados antes de o dançarino se dirigir ao local onde o baile vai acontecer.

No próximo tópico vamos abordar com mais detalhes todos esses temas a fim de explorarmos um pouco mais esse assunto tão importante.

Quais são as regras de etiqueta nos salões?

regras etiqueta dança

Já dissemos que tudo que envolve o ato de dançar a dois deve ser considerado pelas regras de etiqueta nos salões de dança. Então, para detalhar esses aspectos, vamos abordá-los de forma separada, tratando de cada um dos pontos que merecem a sua atenção antes de ir a um baile de dança de salão. Veja a seguir!

Vestuário

A ocasião pede atenção aos detalhes! Então, reserve um tempo para escolher com calma a roupa do baile. Dê preferência para peças confortáveis, que favoreçam os movimentos e permitam fluidez e leveza no salão.

Escolha um sapato bonito e elegante, mas que já tenha sido usado em outras situações, de modo que você tenha certeza de que é uma peça confortável para ser usada em uma noite inteira dançando.

Evite acessórios que possam atrapalhar a sua evolução e a do seu parceiro na pista de dança. Por exemplo, as pochetes, que voltaram a estar na moda recentemente, não são muito indicadas para um baile em que se pretende dançar em dupla. No mesmo sentido, as bolsas devem ficar na mesa e os acessórios que possam ficar balançando — ou pior, que possam prender na roupa do parceiro — devem ser evitados.

Convites

Atualmente, tanto os homens quanto as mulheres podem fazer convites para dançar no salão. O que importa, na realidade, é a maneira como os convites são feitos.

O ideal é ser simpático e suave nesse momento, já que ter uma atitude amistosa vai promover uma boa interação entre todos os presentes no baile. Recusar convites também não é uma prática comum nesses ambientes, uma vez que todos estão ali reunidos por um mesmo objetivo, que é dançar e se divertir.

Estética

Considere o tema do baile de salão e procure se ajustar à proposta. Afinal, cada dança tem um código de vestimenta muito específico, sendo algumas mais sofisticadas, como o tango, e outras mais despojadas, como o forró.

Se dirigir ao baile com as vestimentas adequadas significa não apenas se ajustar aos protocolos e regras de etiqueta na dança de salão, mas é praticamente uma reverência ao espírito da dança que impera nesses espaços.

Por esse motivo, se o tema do baile for danças clássicas, como a valsa, é interessante que as mulheres optem por vestidos ou saias rodadas que, além de permitirem que os movimentos sejam amplos e suaves, vai oferecer uma estética muito mais apurada e visualmente atrativa.

É bom lembrar que grande parte desse visual a que nos referimos é da responsabilidade da mulher, uma vez que suas roupas é que darão graça e beleza aos gestos executados no salão.

Comportamento

O comportamento deve ser considerado como uma parte realmente importante das regras de etiqueta na dança de salão e ele não envolve apenas o momento específico em que o bailarino profissional ou não está dançando. Afinal, é muito importante ter cuidado com alguns aspectos, tais como o excesso de bebida alcoólica, o cheiro forte de cigarro na boca e nas roupas de quem fuma.

Se você está pensando que estamos exagerando, raciocine o quanto pode ser desagradável estar bem próximo de alguém que exala um odor indesejado, muito ruim, não é mesmo? Pois bem, então convém se preocupar com esses aspectos, especialmente se você gosta de beber ou de fumar.

Nas aulas também é recomendado seguir algumas regras, como ser cordial com todos os alunos, não criticar e não fazer caras que evidenciem deboche ou descontentamento quando seus colegas de turma errarem algum passo. Ter paciência e respeitar a todos na prática são regras da boa convivência em sociedade que precisam estar presentes também na sala de aula.

Agora que você já sabe quais são as principais regras de etiqueta na dança de salão, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos com essas informações valiosas!

sapatilha-de-pontaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

-

Receba nosso conteúdo no seu e-mail 😍