Você sabe o que é tap dance? Isso mesmo, estamos falando do sapateado! Esse estilo de dança super divertido e que pode ser aprendido por qualquer pessoa. O tap dance hoje em dia pode ser estudado em dois estilos diferentes: o irlandês e o americano. Trata-se de uma categoria de dança que forma não somente bailarinos, mas também percussionistas!
Quer saber mais sobre o histórico do tap dance americano e irlandês? Então, confira um pouco mais sobre os detalhes aqui no post!
Um breve panorama histórico do tap dance americano e irlandês
Existem algumas controvérsias quanto o surgimento do sapateado, historicamente falando. A história mais provável nos leva diretamente à Irlanda do século V. Nessa época, os camponeses irlandeses usavam sapatos feitos com solado de madeira e, por diversão, faziam brincadeiras com os sons que saiam de suas pisadas.
Assim surgiu uma dança chamada Irish Jig, que exigia dos dançarinos movimentos muitos rápidos e precisos com os pés, enquanto os braços deveriam estar colados ao tronco, exatamente como no conhecido tap dance irlandês nos dias de hoje.
Outra possível origem vem da Inglaterra, na época da Revolução Industrial. Durante o intervalo de trabalho, os operários, que também usavam sapatos feitos em madeira, desafiavam uns aos outros com uma dança inovadora, que chamaram de Lancashire Clog.
Mais tarde, a dança se popularizou, e os sapatos de madeira foram substituídos por sapatos com solados de couro com moedas de cobre fixadas (também na sola). Dessa forma, os dançarinos conseguiam ganhar mais som e impressionar uns aos outros nos desafios.
As solas metálicas e a popularização do tap dance
As solas metálicas que conhecemos no tap dance americano hoje surgiram em 1882, nos Estados Unidos. Foram introduzidas pelo menestrel conhecido apenas por Thomas, que desejava ampliar o som de percussão produzido pelos movimentos dos seus pés na dança.
Outros artistas aprovaram a ideia, e foi assim que o tap dance tornou-se popular nos shows de dança Vaudeville, um gênero cômico fortemente presente nos Estados Unidos e no Canadá. Daí a designação futura do termo “sapateado americano”.
Bill “Bojangles” Robinson, um tap dancer americano, foi o pioneiro no que diz respeito a turnês do tap dance no começo do século 20 nos EUA. Ele se apresentava como servo no palco, devido às leis que proibiam os artistas negros de se apresentarem junto aos artistas brancos.
No começo e em território norte-americano, além de ser um estilo de dança popular entre os negros, o tap dance era uma dança exclusivamente masculina. A consolidação e a mudança vieram somente na década de 20, com a criação do espetáculo “Shuffle Along”. Nesse espetáculo, 16 bailarinas apresentavam a mesma coreografia, originando o estilo popular intitulado “Chorus Line” nos musicais da Broadway.
A partir daí, durante os anos 40 e 50, o sapateado americano virou uma verdadeira febre nos Estados Unidos, chegando aos grandes palcos e telas de cinema com os nomes consagrados de Fred Astaire, Gene Kelly e Ginger Rogers.
O vestuário adequado para o tap dance
Para investir no tap dance americano e irlandês, é conveniente obter sapatos específicos, de modo a fazer a prática da maneira adequada. Porém, os sapatos dos dois estilos não são iguais. O sapato para o tap dance irlandês apresenta um modelo característico, de bico mais arrebitado e salto obrigatoriamente um pouco mais alto. Ele tem uma biqueta e chapinha na parte frontal; e aplicação de pregos no salto.
Já o sapato para o tap dance americano pode variar em relação à altura dos saltos. Nesse modelo, obrigatoriamente encontram-se duas placas metálicas, uma na parte do metatarso e outra no salto no sapato.
Agora que você já sabe um pouco sobre a história de do tap dance americano e irlandês, que tal começar a sapatear?
Para receber outros textos e dicas como as que acabou de ler diretamente em seu e-mail, assine a nossa newsletter!
Sem Comentários