Quando o assunto é “viver de dança” aparece muito mais gente para criticar do que para ajudar, não é mesmo? Sabemos que viver de arte não é fácil, mas, ao mesmo tempo, não é impossível. Com as orientações necessárias e algumas dicas simples é possível entender como ganhar dinheiro dançando!
Quer saber quais dicas são essas? É só acompanhar o conteúdo que trouxemos especialmente para você e ter sucesso na atividade de que mais gosta!
1. Monte um portfólio com seus melhores trabalhos
Um bom portfólio é fundamental para qualquer artista, seja qual for a área de trabalho. Para um bailarino ou bailarina isso não seria diferente! Por isso, nossa primeira dica para ganhar dinheiro dançando é montar um bom portfólio.
É através desse material que os diretores, produtores e coreógrafos terão acesso ao seu trabalho. Com o portfólio em mãos eles poderão visualizar através de imagens e vídeos o que você é capaz de executar, suas participações em cursos e festivais, entre outros.
Esse portfólio pode ser online, em um website, enviado em CDs ou mesmo impresso com links de acesso.
2. Faça um bom networking para ganhar dinheiro dançando
Para ganhar dinheiro dançando as pessoas da área de dança precisam, literalmente, saber que você existe e, claro, que está disponível para trabalhar. Por isso, fazer networking é uma dica fundamental!
Frequente academias de dança, workshops, espetáculos de diferentes companhias e grupos, festivais de dança na sua cidade e em outros estados. Todas essas ações colocarão você em contato com pessoas importantes e que podem direcionar você para audições e testes, por exemplo.
3. Monte um estúdio de dança
Outro dos caminhos mais eficazes para ganhar dinheiro dançando é dar aulas de dança. É muito comum ver bailarinos, mesmo aqueles que fazem parte de companhias, dando aulas de dança em escolas pela cidade ou, com seus estúdios próprios.
Ter o seu espaço é a melhor solução para quem deseja organizar os próprios horários e pretende ter maior autonomia para fazer um trabalho autoral. A dança está em crescimento no país e, cada vez mais, as pessoas procuram estúdios para iniciar ou aprimorar suas técnicas. Vale a pena investir nesse canal!
4. Divulgue seu trabalho na internet
Uma outra forma de como ganhar dinheiro dançando é com a internet. Ela é um portal muito poderoso mundialmente. Ela coloca você em contato e em exposição com pessoas em um curto espaço de tempo e sem a necessidade de fazer altos investimentos. As redes sociais são ótimos canais para veicular o seu trabalho, se você é bailarina(o) e pretende ganhar dinheiro dançando divulgue o seu trabalho na internet!
Alimente o seu Instagram com fotos e vídeos, e, de preferência, deixe-o público para que as pessoas tenham acesso ao seu material. Utilize as hashtags para facilitar a busca dos usuários. Dessa forma, uma pessoa que buscar “ballet”, por exemplo, poderá se deparar com um vídeo seu.
Com essas dicas, ficou muito mais claro de como ganhar dinheiro dançando, não é mesmo? Mas, lembre-se que não será “da noite para o dia” que as oportunidades baterão à sua porta. Persistência e estudo são duas palavras que farão a diferença na sua carreira. Mas, seguindo com afinco as dicas que trouxemos aqui no post você verá que não é impossível ganhar dinheiro dançando e poderá viver daquilo que você realmente ama: dançar!
E se você gostou das dicas do post, que tal continuar a leitura e saber quais os principais desafios de ser bailarina?
Sem Comentários