3 Dicas para melhorar o seu plié e evitar lesões

Juliana Gomes
4 minutos para ler

Mesmo que você tenha entrado no mundo da dança agora, com toda certeza já ouviu falar desse passo! O plié é um dos primeiros movimentos ensinados quando você começa a fazer aulas de dança.

É muito associado ao Ballet, porém, outros estilos de dança também realizam esse passo, como o jazz, as danças urbanas, a dança contemporânea, entre outras. Ele pode ter outra nomenclatura, mas o ato de dobrar os joelhos com os pés fixos no chão, é o mesmo. Tanto que o próprio significado da palavra francesa plié quer dizer “dobrado”.

Se você quer saber como arrasar nos seus pliés, preparamos três dicas abaixo. Continue a leitura!

Melhorar sua mobilidade de tornozelo

Você sabe o que é mobilidade?

Mobilidade é a liberdade que a articulação tem para se movimentar, que é diferente de flexibilidade.

Temos sempre a impressão de que toda bailarina tem boa mobilidade de tornozelo, mas nem sempre é bem assim. Ter um peito de pé bonito e bem alongado indica que você possui força, flexibilidade e mobilidade de tornozelo para “Flexão Plantar”, que na dança chamamos de tendu, ou seja, quando o pé está esticado. Porém, não significa que a bailarina tem boa mobilidade de tornozelo para “Dorsiflexão” que é exatamente o movimento contrário ao tendu, com o pé flexionado.

Para executar um plié com qualidade e segurança é preciso ter boa mobilidade na dorsiflexão. Então, vamos trabalhar esse movimento?

Alinhamento entre tornozelo e joelho

Bailarina realizando plié sem o alinhamento do tornozelo e joelhos
Posição Incorreta

Independente se for um plié en dehors, ou seja, com os pés para fora, ou um paralelo, o joelho precisa estar alinhado com o tornozelo e não pode pender nem para trás nem para frente.

Assim esse é um erro bem comum, que vemos com frequência, pois o bailarino força os pés para fora na busca de melhorar seu en dehors e frequentemente acaba se “esquecendo” do alinhamento do joelho com o tornozelo. Com isso, vale lembrar que o en dehors vem do seu quadril e não dos seus tornozelos!

Trabalhar nesse alinhamento em suas aulas trará diversos benefícios a você, principalmente ao seu plié.

Bailarina com alinhamento correto entre tornozelos e joelho
Posição Correta

Utilizar o quadríceps durante todo o seu plié

Muitos bailarinos nem pensam mais para realizar o plié. Por exemplo, no final da descida de um grand plié, relaxam o quadríceps (músculo interno das coxas), aproximando demais a panturrilha da parte de trás da coxa.

Então isso acaba sobrecarregando a articulação e os ligamentos do joelho. Portanto, contrair os músculos anteriores da coxa na descida, na transição e na subida do plié é importantíssimo e ajudará a manter suas estruturas íntegras.

Agora que você aprendeu nossas dicas, como essas regrinhas podem ajudar você a evitar lesões?

Primeiramente você precisa saber que um plié, ou mais especificamente, um grand plié em en dehors, por exemplo, exige muito das estruturas do seu corpo -como tendões, ligamentos, músculos e articulações – além das suas pernas e pés.

Por isso, é sempre importante que o seu corpo esteja forte e com mobilidade suficiente para realizar esse movimento sem precisar compensar e utilizar outras estruturas corporais desnecessárias. Essa sobrecarga imprópria nas articulações pode acarretar patologias e/ou lesões. E não queremos isso, certo?

Utilizando a musculatura correta nos movimentos, você evita essa tensão indesejada e aperfeiçoa seu desempenho na dança. Afinal, é isso que desejamos, certo?

E aí, você já seguia todas essas regrinhas? Não? Então, experimente praticar e você perceberá a mudança no seu próprio corpo!

Assim, agora que você já conhece nossas dicas, que tal compartilhar o texto com seus amigos e colegas da dança? Siga a Só Dança no Facebook e no Instagram e fique por dentro das nossas novidades!

Texto escrito por Geovana Minikovski – Preparação Física para Bailarinos em parceria com o Blog Só Dança.

sapatilha-de-pontaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

-