5 dicas de exercícios para fortalecer o pé

Bailarina em cima do prédio com os pés esticados
4 minutos para ler

Você já pensou em fazer exercícios para fortalecer o pé? Talvez você não saiba, mas isso é muito importante, já que essa parte do corpo sustenta o nosso peso, auxilia na locomoção e é essencial em práticas como a dança.

Ao executar atividades como as do ballet, é preciso que o praticante esteja atento e se preocupe em fortalecer os pés, para que não haja nenhuma lesão. A boa notícia é que existem vários exercícios que ajudam no enrijecimento e previnem acidentes.

Quer saber mais? Então, continue com a gente, pois separamos 5 exercícios para fortalecer o pé que você não pode deixar de fazer!

1 . Fazer flexão de pé

exercícios para fortalecer o pé

Nesta movimentação, a pessoa deve flexionar os dedos para trás o máximo possível, e caso não consiga muito, é válido dar uma puxada com as mãos. Mas atenção, é preciso ir com calma e sem ações brutas, para não causar algum problema. Repita pelo menos 3 vezes de cada lado, segurando 10 segundos.

A forma mais indicada para o desenvolvimento do exercício é sentando no chão, mantendo as pernas esticadas e a coluna ereta. Esse treino ajuda em toda estrutura, principalmente nos dedos, pois impedem os espasmos e as dores musculares.

2 . Andar descalço

Os calçados têm a função de proteger e poupar os pés, mas quando utilizados constantemente enfraquecem a musculatura. Então, sempre que possível, procure andar descalço por pelo menos 10 minutos ao dia. Tome os devidos cuidados, evitando pisar em locais que tenham terrenos acidentados e objetos pontiagudos, como pedras.

Prefira superfícies lisas e que proporcionam firmeza à passada. Se você não tem tempo em sua rotina, não se preocupe. É possível fazer esse treino andando descalço até mesmo dentro de casa, com pequenos percursos. O importante é manter a constância nesses exercícios para fortalecer o pé.

3 . Esticar os dedos

Essa atividade é bem simples e pode ser feita pela manhã, logo após acordar, para despertar os seus pés. Se você já pratica o ballet ou qualquer outro tipo de dança, é importante que o exercício seja feito antes de iniciar o aquecimento, pois, além de enrijecer, ajuda no alongamento. O passo a passo é:

  • sente-se em uma posição confortável e que permita fácil acesso aos dedos dos pés, sem desequilíbrios;
  • logo após, comece a esticá-los o máximo que conseguir, intercalando com contrações;
  • repita a sequência por pelo menos 3 vezes de cada lado. Segure 10 segundos contraídos e estique por 15.

4 . Alongar os tornozelos

A principal função dessa parte é dar estabilidade nos passos, por isso é tão importante que esteja incluída nos exercícios para fortalecer o pé. A ideia é soltar toda a musculatura e ossos que envolvem a região, portanto, faça movimentos circulares com os dois por alguns segundos.

Movimente, utilizando a palma das mãos como auxílio, para frente e trás, intercalando com a ação anterior. Se possível, pratique em pé, pois além de dar força, aumenta o equilíbrio e evita torções.

5 . Pressionar para baixo

Esse exercício beneficia dedos, músculos podais e arcos plantares, sendo muito utilizado em aulas de pilates, uma vez que ajuda bastante na força e na estabilidade. Encoste em um ponto fixo para se equilibrar e levante delicadamente os calcanhares, colocando todo o peso para frente, sustentando por alguns segundos.

Para ajudar no enrijecimento dos arcos, é possível também colocar uma toalha no chão, se esforçar para pegá-la com os dedos e puxá-la para perto do corpo. É importante variar o lado e repetir, pelo menos, 10 vezes.

E aí, gostou das dicas de exercícios para fortalecer o pé? Eles são práticos, rápidos e podem ser feitos em qualquer lugar, não comprometendo a rotina. Mas é importante destacar que, se você sentir algum desconforto na região, deve procurar logo um especialista para que seja feita uma avaliação profissional, ok?

Compartilhe o conteúdo nas redes sociais e leve esse conhecimento a outras pessoas!

sapatilha-de-pontaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

-