Todo mundo que dança sabe o quanto o dia a dia de um bailarino é cansativo. Conciliar ensaios, aulas, apresentações e ainda escola ou faculdade e as demais atividades da vida não é fácil. Para dar conta do recado, é fundamental estabelecer uma rotina saudável.
Mesmo no meio da correria, alguns cuidados básicos com a sua saúde e o seu bem-estar vão garantir que você tenha mais disposição para continuar com as atividades e progredir na dança.
Continue a leitura do post e veja onde você ainda pode melhorar seus hábitos para cuidar bem do seu corpo e da sua mente!
Pratique exercícios físicos
Muita gente acredita que a prática da dança já é suficiente como atividade física. Do ponto de vista do condicionamento, a dança basta para manter um bom funcionamento do coração e ajudar no controle da pressão arterial.
Mas os bailarinos precisam complementar as aulas e os ensaios com algum treino que fortaleça todos os grupos musculares, como pilates ou Gyrotonic. Essa é uma boa forma de evitar lesões na dança e melhorar a força muscular.
Reduza o açúcar, sal e a gordura na alimentação
Em excesso, esses três alimentos podem levar ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes, a hipertensão e o colesterol alto. Dê preferência ao açúcar das frutas, diminua o sal na preparação dos alimentos e tire o saleiro da mesa na hora das refeições. Na preparação dos pratos, prefira os alimentos assados, grelhados e cozidos. Evite as frituras e diminua a ingestão de carnes gordurosas.
Aumente o consumo de frutas e vegetais em geral
Frutas e vegetais — tanto folhas, como legumes e cereais — contêm uma quantidade importante de vitaminas, fibras e micronutrientes importantes para o bom funcionamento de todo o organismo.
Uma dieta equilibrada contém cerca de cinco porções de frutas e vegetais por dia. Dê preferência a alimentos mais naturais e menos refinados.
Dê o descanso correto ao corpo
O descanso é tão importante quanto os treinos para ter uma rotina saudável. Nos dias de descanso, os músculos se recuperam, melhorando a performance e diminuindo a chance de lesões.
Além disso, é muito importante respeitar a quantidade correta de horas de sono diárias. Em média, cada pessoa deve dormir cerca de oito horas por noite. Durante esse tempo, o organismo libera o hormônio do crescimento, responsável pela recuperação dos músculos.
Aprenda técnicas de meditação
A meditação é uma ferramenta poderosa para auxiliar na saúde mental. Pesquisas já mostraram que a prática ajuda a prevenir transtornos mentais, diminui o estresse, a ansiedade e melhora o sistema imunológico, entre diversos outros benefícios.
No início, algumas pessoas têm dificuldade para pegar o jeito. Mas com um pouco de prática, todo mundo consegue meditar. Comece fazendo meditações guiadas, que são mais fáceis de acompanhar.
No Youtube é possível encontrar vários vídeos que ensinam a meditar, e também existem apps como o Headspace que têm programas de meditação guiada, inclusive com durações variadas.
Tenha tempo para um hobby
Divertir-se é preciso! Nós sabemos que você adora dançar e poderia até viver só de dança. Mas ter uma atividade que você faz sem se preocupar com o seu desempenho ajuda a diminuir o estresse.
Esse hobby pode ser a leitura, ir ao cinema, ouvir música, fazer artesanato ou jardinagem. O que importa é ser uma atividade prazerosa e que você a faça sem cobranças, pelo puro prazer de passar o tempo.
Manter uma rotina saudável não exige grandes esforços, mas pequenas adaptações em certos hábitos. Os benefícios começam a ser sentidos poucos dias depois das mudanças e se refletem em todas as esferas da vida.
Já pratica algumas dessas dicas? Tem mais segredinhos para manter o seu bem-estar? Conte-nos tudo nos comentários deste post!
Sem Comentários