Estudo e dança: descubra como organizar seu tempo

como organizar seu tempo
4 minutos para ler

Quem dança e estuda sempre tem muitas dúvidas sobre como organizar seu tempo. Afinal, as chances de se tornar um dançarino profissional são grandes e, para isso, é preciso criar um cronograma eficiente para que as atividades não se sobreponham e tenham um peso igual na sua rotina.

Mas, então, como fazer isso? Neste artigo, explicamos as melhores dicas para você organizar bem o seu cotidiano e encontrar o equilíbrio perfeito entre a dança e os estudos. Vamos lá?

Faça um cronograma

como organizar seu tempo

Toda e qualquer organização precisa de diretividade, não é mesmo? Quando ela não tem, provavelmente está fadada ao fracasso. Para que isso não ocorra, o primeiro passo é desenvolver um cronograma funcional, encontrando as melhores formas de otimizar o seu tempo durante a semana.

Ele facilita não só o seu planejamento profissional e pessoal, como também permite a criação de novos hábitos e garante que você usufrua do seu tempo, aproveitando os momentos de descanso e lazer sem o peso na consciência.

Assim, é só colocá-lo em uma planilha ou montá-lo a mão para visualizar os seus compromissos, como provas, aulas de dança e rotinas de estudo e revisão, dividindo cada atividade em horários. Essa pequena atitude, além de gerar motivação para cumprir com as obrigações, também aumenta a sua produtividade.

Defina suas prioridades

A criação do cronograma sempre gera uma grande dúvida em relação ao que precisa ser feito primeiro, ainda mais se tratando de duas atividades tão importantes quanto estudar e dançar. Para que você consiga focar igualmente nas tarefas, é preciso estabelecer suas prioridades.

Isso quer dizer que você deverá selecionar qual trabalho será feito antes de todos, definindo-o de acordo com as urgências das suas atividades. Por exemplo, se você tem uma prova importante amanhã, não deverá começar a sua rotina aprendendo uma nova coreografia, certo?

Assim, coloque no seu cronograma uma lista de atividades que precisam ser priorizadas de acordo com a relevância que elas apresentam. Como consequência, você terá uma agenda equilibrada e evitará o risco de não realizar alguma tarefa importante.

Tenha momentos de descanso

como organizar seu tempo

Um dos temas mais polêmicos quando falamos como organizar seu tempo é o descanso. Afinal, no meio de tantas atividades importantes a serem desempenhadas, qual é o momento que você terá para descansar? E mais, será que o descanso deve ser priorizado?

Vamos pensar juntos: se você desgasta o seu corpo nos treinos coreográficos e, depois, utiliza a sua mente para estudar assuntos complexos, em algum momento, essa rotina atarefada vai falhar. Não porque você não dá conta, mas porque o seu organismo precisa relaxar.

Em outras palavras, a privação do sono e de lazer fazem com que você não enxergue outra coisa além do trabalho e do estudo, e isso traz muitos malefícios para a sua vida, desestabilizando a sua saúde física e mental.

Por isso, não tenha medo de separar um tempo no seu cronograma para relaxar, podendo ser assistir a sua série favorita, jogar videogame, dormir, ler um livro, sair com os amigos ou fazer uma atividade física.

Reflita sobre seu desempenho

Por fim, a última dica é refletir sobre o seu desempenho, observando o que realmente está sendo funcional. Você concorda que não adianta nada ter todo o seu tempo organizado, se ele não traz nenhum benefício para você?

É por isso que é recomendado que, ao final de cada cronograma — semanal ou mensal —, você avalie tudo o que foi concluído, o que precisou de um tempo a mais para ser feito e aquilo que realmente não foi possível terminar.

Assim, você percebe o que precisa ser melhorado e o que pode ser mantido no seu cronograma, criando o equilíbrio perfeito entre a dança e o estudo no seu dia a dia.

No início deste artigo comentamos que é preciso saber como organizar seu tempo para não sobrepor a dança sobre o estudo e vice-versa. Assim, criando um cronograma, definindo suas prioridades e permitindo-se um tempo de descanso, você garante que cada atividade tenha o seu espaço na sua rotina.

E aí, gostou das nossas dicas? Se você quer encontrar mais conteúdos como este, siga a nossa página no Facebook e Instagram para não perder nenhuma novidade.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-