Dicas para manter sua rotina da dança saudável na quarentena

Bailarina estudando vestida com tutu
5 minutos para ler

De uma hora para outra nos vimos com a rotina de cabeça para baixo. Toda nossa correria do dia a dia cessou e passamos a realizar todas as nossas atividades dentro de casa, incluindo nossa rotina do mundo da dança.

Manter a disciplina nesses dias pode ser uma tarefa um pouco difícil, mas com boa organização e foco, tudo fica descomplicado!

Neste post você vai encontrar algumas dicas para manter sua rotina ativa e produtiva durante esses dias em casa. Continue lendo e confira! Boa leitura!

Exercícios

Nós sabemos que o seu corpo é o principal instrumento de trabalho na dança. Ou seja, a preocupação com o condicionamento físico deve ser uma constante nestes tempos em quarentena.

Crie e organize uma rotina de alongamentos, atividades físicas e aulas online. Tenha como foco estar em movimento e ter comprometimento com a saúde do seu corpo.

Tenha objetivos de acordo com seus treinamentos. Objetivos podem ser importantes para a concentração e podem ter diferentes aspectos. Podem ser objetivos, como: aperfeiçoamento de flexibilidade, giros ou outros. 

Importante: saiba o limite do seu corpo! Tenha seu foco em objetivos possíveis, e não se sobrecarregue. O que menos queremos no momento é uma lesão, não é mesmo?

Busque aulas online diferentes

Diversas escolas e profissionais de dança estão promovendo aulas online como solução para manter o movimento mesmo em casa! Além de serem ótimas oportunidades de ter contato com novas técnicas, novos estilos de dança, adquirir novos conhecimentos e se manter dançando.

Busque através das redes sociais e mecanismos de busca, e até mesmo com seus colegas na dança, escolas e professores que estejam realizando as aulas através de vídeos ou lives.

Vale lembrar que é muito importante que você se aqueça e se alongue antes de qualquer exercício. Busque realizar movimentos pouco complexos que já foram feitos previamente por você em sala de aula. Na dúvida, converse com seu professor e tenha sempre muito cuidado!

Tenha cuidado com sua alimentação

Como superar o desafio de manter a alimentação controlada durante a quarentena? Alimentação saudável é fundamental para garantir um bom funcionamento do organismo e ainda mais do sistema imunológico e, dessa forma, estar menos vulnerável a apresentar os sintomas da doença.

Consuma muitos vegetais — tanto folhas, como legumes e cereais, e muitas frutas! Eles contêm uma quantidade importante e essencial de vitaminas, fibras e nutrientes importantes para o bom funcionamento de todo o seu corpo.

Sabemos que com a rotina modificada e a ansiedade causada por esses dias de isolamento social, temos a tendência de descontar nos alimentos. Busque alimentos e práticas que te auxiliem na sensação de saciedade pós-refeições. 

E o mais importante: não se prive de consumir determinados tipos de alimentos. Tenha em mente que o equilíbrio é sempre a melhor escolha!

Consuma conteúdo de dança

Qual foi o último livro a respeito da dança que você leu? E o último filme que viu? Que tal utilizar esse tempo para somar conhecimentos na área?

Aproveite para consumir conteúdos sobre dança! Já falamos aqui no blog sobre dicas de livros e dicas de séries para você assistir. Procure blogs, sites, perfis em mídias sociais de profissionais da dança que estão criando matérias específicas para aproveitar esse tempo em casa.

Adquirir conhecimento nunca é demais, certo?

Estipule tempo para utilização das mídias sociais

Atire a primeira pedra quem nunca passou uma tarde inteira procrastinando no celular! Principalmente em tempos que a saudade dos amigos e da rotina está apertando, estar conectado através das redes é uma forma que temos de estar perto, mesmo estando longe.

Ainda sim, precisamos criar um limite para que essa utilização não seja mais do que precisamos diariamente. Estabeleça um tempo para que você possa fazer o uso das mídias sociais e foque nisso!

Controle sua ansiedade

A ansiedade, nestes dias em casa, pode ser um grande obstáculo para manter sua rotina saudável, uma vez que ela afeta negativamente inúmeras áreas que são relevantes para a dança, como a concentração e a motivação, entre muitas outras. Por essa razão, precisamos olhar para ela com mais atenção nestes tempos e tentar aliviar ao máximo a pressão que ela nos causa.

Ocupar a mente, buscar afastar os pensamentos negativos e controlar a respiração são formas mais simples e rápidas de se acalmar. É preciso substituir toda a ansiedade por uma boa organização, se manter atento a como tudo muda, e os resultados vão começar a aparecer.

Faça um cronograma de suas atividades

Quando falamos de foco, precisamos saber onde queremos chegar, certo? Para que possamos manter nossa rotina produtiva e funcionando, a palavra de ordem é organização!

Estruture todas as suas atividades, sejam elas de dança, estudo ou dia a dia e as organize, visando sempre à otimização do seu tempo no decorrer do dia. Planejar ajuda você a administrar melhor o seu tempo para que nenhuma tarefa seja esquecida ou atrasada, além de te deixar à vontade para usufruir o tempo livre sem culpa.

Você pode realizar essa organização em um caderno, planner, planilha ou numa folha de papel! O importante é que você tenha sempre acesso fácil a ela e consiga adequá-la, caso tenha necessidade.

O que achou das nossas dicas para manter a rotina na quarentena? Gostou? Compartilhe com seus amigos! Tem mais alguma dica para esses dias em casa? Comente aqui embaixo.

sapatilha-de-pontaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

-

Receba nosso conteúdo no seu e-mail 😍