Como controlar o nervosismo em uma apresentação de dança?

como controlar o nervosismo
4 minutos para ler

O nervoso pode nos levar a fazer coisas que não imaginamos. Por exemplo, aquela coreografia que ensaiou por meses pode sair um verdadeiro fiasco se você deixar a ansiedade tomar conta de você. Muito além do controle do nosso corpo, para dançar é essencial controlar o nosso sistema nervoso.

Quer saber como controlar o nervosismo antes de uma apresentação de dança? Confira as dicas que trouxemos para você!

Qual é a importância de se preparar para uma apresentação?

Quanto mais você ensaiar mais segurança terá em sua apresentação de dança, é um fato. A repetição de uma ou mais coreografias deixará uma memória corporal que dificilmente pode ser removida. A não ser que o nervoso ocupe esse lugar!

Depois de meses de ensaio, não é interessante que o sistema nervoso derrube você, não acha? Além de manter uma rotina saudável para o corpo, cuide da sua mente. Caso contrário, o seu desempenho não será bom e todos os meses de preparação deixarão apenas a sensação de frustração.

Como controlar o nervosismo e a ansiedade?

Não importa quanto tempo de ensaio ou quanta experiência de palco tenha uma bailarina ou bailarino, o nervoso antes de se apresentar sempre aparece. Há até quem diga que se o nervoso não aparecer é porque você não ama mais estar no palco.

E tudo bem sentir aquele frio na barriga, o problema é quando esse nervosismo começa a atrapalhar demais, levando a erros e comprometendo também sua expressão! Aí é hora de procurar soluções para controlá-lo, antes que isso prejudique a sua performance. Veja algumas dicas que podem ajudar:

Faça exercícios de respiração

Para saber como controlar o nervosismo, praticar os exercícios de respiração são fundamentais. Tente inspirar contando até cinco e soltar a respiração lentamente, contando até dez. Faça isso algumas vezes e o cérebro entenderá que hora de se acalmar.

Concentre-se na apresentação

A nossa mente gosta de nos pregar peças quando ficamos nervosos. Ao invés de pensar em soluções começamos a pensar somente nos problemas e em tudo que pode dar errado, desde o esquecimento dos passos a uma queda. Faça um esforço para afastar esses pensamentos e concentre-se na apresentação e nada mais!

Lembre dos ensaios

como controlar o nervosismo

Uma boa dica para ocupar a mente e afastar os pensamentos negativos é lembrar dos ensaios. Você pode recapitular mentalmente os desenhos da coreografia, os passos, os momentos da música. E verá que não há motivo para deixar o nervoso atrapalhar!

Como se preparar bem desde os ensaios?

Os professores costumam dizer que a sala de aula é o lugar para errar. E eles têm razão, afinal, por mais clichê que seja, é errando que se aprende. E nada melhor do que o verdadeiro aprendizado para diminuir a tensão pré-apresentação. Veja algumas dicas de como se preparar desde os ensaios:

Tire o máximo de dúvidas

Se algum detalhe da coreografia ainda deixa aquela insegurança em você, procure o professor (a) ou coreógrafo (a) e tire dúvidas sobre o que incomoda. É muito melhor esclarecer isso nos ensaios do que subir ao palco com medo correndo o risco de errar.

Filme os ensaios de que participar

A tecnologia pode ser sua aliada nesse processo. Assistir os vídeos dos ensaios ajudará você a descobrir ocasionais falhas, além de ser uma ótima maneira de memorizar as sequências.

Mantenha a concentração e autoconfiança

como controlar o nervosismo

É durante os ensaios que professores, ensaiadores e coreógrafos passam as dicas mais importantes para sua apresentação. É fundamental prestar atenção a tudo o que dizem. Investindo em sua melhor preparação, você deve manter a autoconfiança para não deixar que o “medo” do palco tome conta.

Com essas dicas de como controlar o nervosismo antes de uma apresentação de dança, você brilhará no palco, aproveitando um dos momentos mais especiais na vida de qualquer bailarina ou bailarino!

Se você gostou das dicas acima, aproveite e confira a rotina de um bailarino profissional, conhecendo 5 dos desafios enfrentados!

Powered by Rock Convert
sapatilha-de-pontaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

-