Dicionário de ballet: termos que todo dançarino precisa conhecer

dicionário de ballet
4 minutos para ler

Para a melhor compreensão do aprendizado de uma técnica de dança, é fundamental estar por dentro de alguns termos. As palavras indicam o que a bailarina ou o bailarino precisa executar. Por essa razão, é importante saber cada significado, certo? Vale a pena ter à mão, dessa maneira, um pequeno dicionário de ballet. Confira nesse post os termos de ballet clássico que todo dançarino precisa conhecer para adquirir um melhor aprendizado na técnica!

dicionário de ballet

Conheça mais sobre o termo balancé

O nosso primeiro termo do dicionário de ballet a ser explicado é o balancé. Traduzindo ao pé da letra, balancé quer dizer “balançar” e se trata de uma valsa que muda o peso de um pé para o outro. Comece na quinta posição e siga a contagem 1-2-3. Mova o pé direito para o lado e transfira o peso para ele. Logo o pé esquerdo vai para trás e o peso deve ser transferido para ele.

Com o pé direito plano sobre o chão, coloque o seu peso para trás. Tenha em mente que todo balanço para o lado deve ser seguido de um equilíbrio para o outro lado. O balancé também pode ser feito girando.

Saiba mais sobre o difícil e belo adágio

O adágio é considerado uma das coisas mais difíceis do ballet clássico. Trata-se de um movimento que deve ser lento e sustentado, com bastante ênfase nas posições do ballet e no equilíbrio. A continuidade dos movimentos lentos e leves é o que torna o adágio tão difícil; afinal, é preciso unir a graciosidade com o trabalho de força e equilíbrio.

collant-femininoPowered by Rock Convert

Veja o que seria o allegro

Ao contrário do adágio, o allegro diz respeito aos movimentos mais rápidos. São as sequências de saltos que, como diz o nome, devem ser alegres e agitados. Lembra do termo “feliz e saltitante”? É assim que uma bailarina deve aparentar estar ao realizar os allegros.

Os passos do ballet como os jetés, assemblés, sautés e cabrioles são considerados allegros. Assim como as sequências formadas pelos pequenos e grandes saltos. Normalmente, os allegros são feitos ao final da aula, no centro ou nas diagonais, quando os bailarinos estão mais aquecidos para saltar com melhor controle do corpo.

Coloque também o plié no dicionário de ballet

Até quem não é do ballet já deve ter ouvido falar no termo plié. Mas você sabe, exatamente, o que ele significa? A palavra plié quer dizer dobrado. No ballet, o termo se refere à dobra dos joelhos virados para fora do quadril.

Costuma ser um dos primeiros exercícios na aula de ballet e pode se subdividir em demi-plié e grand plié. O demi consiste em um dobrar mais raso, onde, por exemplo, na primeira posição os calcanhares permanecem no chão. Já o grand plié, quando realizado na primeira posição, exige que os calcanhares saiam do chão, uma vez que o dobrar deve ser mais profundo. O plié também é o impulso e amortecimento para todo salto e deve ser realizado corretamente para evitar lesões.

Entenda do que se trata o balançoire

O termo significa “como uma gangorra” e é aplicado para o grand battement executado junto ao movimento oscilante contínuo, saindo da primeira posição para a quarta posição (à frente e atrás). Nesse movimento, não é necessário que o bailarino mantenha o corpo totalmente reto; ele deve agitar energicamente a perna para frente e para trás.

Um verdadeiro dicionário de ballet deve contar com inúmeros outros termos, todos igualmente importantes para a boa formação dos bailarinos. Esses são apenas alguns dos tópicos principais!

Gostou dessas dicas? Aproveite para descobrir pelo menos 4 benefícios da dança e tenha a certeza de que dançar faz bem.

dicionário de ballet

Powered by Rock Convert
sapatilha-de-pontaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

-