Quais são os 9 benefícios da dança para o corpo?

benefícios da dança para o corpo
4 minutos para ler

Quem vê os movimentos suaves das diversas modalidades de dança pode não imaginar, mas ela é uma excelente atividade física. Os benefícios da dança para o corpo vão desde um melhor condicionamento cardiorrespiratório até a gestão do estresse e a prevenção da depressão.

As pessoas que praticam a atividade já sentem todos esses efeitos positivos em seu dia a dia. Mas não custa relembrarmos o que a dança faz por você, não é mesmo? Neste artigo, vamos explicar os principais benefícios dessa atividade para você continuar praticando sempre. Confira!

1. Queima de calorias

Não importa se estamos falando de uma aula de técnica de balé clássico ou de lindy hop: a estimativa é que uma hora de dança queime pelo menos entre 300 e 400 calorias. Algumas modalidades podem fazer você perder até 700 calorias em uma hora.

2. Melhora a postura

benefícios da dança para o corpo

Um dos benefícios da dança para o corpo é o trabalho que ela faz no eixo da coluna vertebral, ao mesmo tempo que fortalece os músculos do chamado core (o centro do corpo, localizado na região do tórax). Isso melhora o alinhamento das vértebras e, consequentemente, a postura.

3. Fortalecimento da musculatura

Todos os músculos do corpo são trabalhados na dança. Em particular, os grupos musculares dos membros inferiores e, do abdômen e das costas são bastante fortalecidos durante as aulas.

4. Fortalecimento dos ossos

As células ósseas têm uma espécie de sensor de movimento. Quando elas percebem que o corpo está se movimentando, enviam um estímulo para o cérebro, que dá o comando para a produção de mais massa óssea. A prática de dança ativa esses sensores e promove o fortalecimento dos ossos, prevenindo a osteoporose.

5. Aumento da frequência cardiorrespiratória

Os movimentos da dança fazem aumentar a frequência cardíaca. Isso ajuda o coração a bombear mais sangue para o corpo e os músculos e, por sua vez, aumenta o ritmo da respiração. Com mais oxigênio entrando pelo nariz, todas as células do corpo também recebem uma melhor oxigenação. Essa melhora no sistema cardiorrespiratório previne doenças crônicas, como a hipertensão.

6. Liberação de serotonina e endorfina

A prática de exercícios físicos de intensidade moderada a intensa por pelo menos 40 minutos ininterruptos faz com que o cérebro libere serotonina e endorfina no corpo. Esses dois neurotransmissores estão relacionados às sensações de bem-estar e felicidade, além de reduzir o estresse e a ansiedade. Portanto, dançar deixa a gente mais feliz e tranquilo!

7. Redução de dores

Dores musculares nas costas, no pescoço e nos ombros são queixas comuns, principalmente entre quem trabalha muitas horas no computador. A dança relaxa esses músculos por meio dos alongamentos, do fortalecimento muscular e da melhora da postura. A consequência é a diminuição do incômodo, e os praticantes de ballet adulto são os principais beneficiados.

8. Melhora do bom humor

benefícios da dança para o corpo

Há dois fatores que levam à melhora do humor. Em primeiro lugar, a liberação de neurotransmissores relacionados à estabilização do humor e à diminuição do estresse. Em segundo lugar, o convívio social e a melhora da autoestima promovidos pela dança também atuam de forma positiva no humor.

9. Trabalha a flexibilidade

Os alongamentos da dança melhoram a flexibilidade em todo o corpo. Isso ajuda a diminuir dores e problemas posturais.

A lista de benefícios da dança para o corpo é longa e ainda poderíamos acrescentar muitos outros itens. O que é mesmo importante é você saber que quando você dança todo o seu organismo se organiza e funciona melhor. Tudo isso pode ser resumido em apenas uma palavra: saúde.

Agora que você já sabe as reações do seu corpo enquanto você está fazendo aulas ou ensaiando, que tal aprender como evitar lesões na dança? Leia nosso post e fique por dentro!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-