Dia do profissional da dança: o professor na trajetória do bailarino

dia do profissional da dança
6 minutos para ler

O momento em que as luzes se acendem, a música começa a tocar e as cortinas se abrem é lindo, o coração vai parar na ponta da sapatilha. Mas até chegar ao palco o bailarino precisa correr uma longa trajetória. Não só dançar é difícil, mas também o percurso para dançar bem.

Neste sentido, o papel do professor de ballet é um ponto fundamental para um trajetória de sucesso. Um dos principais pilares para se tornar um grande bailarino é ter um bom professor. É, por isso que ficamos felizes em comemorar o dia do profissional de dança, no último dia 23 de novembro.

O papel que é desenvolvido por estes profissionais é extremamente importante. E foi pensando nisso, que preparamos este material para falar da importância do professor de ballet na trajetória do bailarino de sucesso. Acompanhe!

Quais os principais desafios na trajetória de um bailarino?

dia do profissional da dança

Quem deseja seguir carreira profissional no ballet deve estar preparado para enfrentar um caminho, que pode ser muito difícil. O primeiro desafio é encontrar uma escola com uma boa direção, comprometida e que tenha professores experientes e dedicados supridos por uma boa gestão.

A professora de dança Carol Pagano explica que “hoje em dia, temos um número imenso de escolas espalhadas pelo Brasil, porém poucas estão realmente preparadas para suprirem as necessidades técnicas e emocionais que um aluno necessita para se tornar um profissional da área”.

O preparo emocional é outro dos desafios do bailarino. Na dança existe muita competição e é fundamental ter um psicológico forte para que estes momentos não se tornem tóxicos e prejudique a carreira do dançarino. Principalmente em audições, nas quais é fundamental saber controlar o nervosismo para não se desconcentrar e ter uma boa postura.

Por isso, o professor de ballet é um alicerce durante a trajetória do bailarino, pois será ele quem vai preparar o dançarino para superar todos estes obstáculos. A seguir explicaremos mais sobre a função deste importante profissional na carreira de grandes nomes da dança. Acompanhe!

Qual o papel do professor durante a trajetória do bailarino?

Conhecer o aluno como um filho, saber tirar dele todo o seu potencial e participar ativamente do processo de transformação do bailarino é papel de um bom professor. Além disso, ele deve ser criativo, buscando alternativas de estímulo, principalmente, na fase inicial em que as aulas são mais densas.

O professor tem obrigação de identificar os pontos fortes e fracos dos alunos e trabalhar de forma individualizada para que todos possam ter o desenvolvimento desejado. Ele também deve ficar atento ao emocional do aluno para que ele possa ter uma boa preparação. O professor é responsável por acompanhar todo o desenvolvimento do dançarino e ajudá-lo a conquistar confiança e técnica.

Nas palavras da professora de dança, isso é muito importante para que “dentro da grande exigência necessária ao aprendizado do ballet, o aluno não desanime , pois as frustrações são imensas. Afinal, é uma técnica extremamente complicada, de muitos detalhes e que leva a superação de limites físicos e emocionais”.

Do mesmo modo é função do professor elogiar e estimular o bailarino a ser cada vez melhor, isso não quer dizer não dar broncas, mas sim não reprimi-lo. Por isso, ele deve sempre incentivá-lo e dar todos os dias um “empurrãozinho” para que o dançarino perceba o quanto ele é capaz de crescer e como ele deve aproveitar cada momento.

Muitas vezes o professor é também fonte de inspiração. Uma vez que a partir da sua demonstração de paixão pela dança e do que ela é capaz, os alunos criam uma conexão com o ballet e aprendem a usá-lo como forma de expressão artística e de si mesmo.

Um professor constrói seus alunos orientando, educando e ensinando os princípios do ballet, as nomenclaturas e os fundamentos técnicos. Também será ele que proporcionará tantas oportunidades, experiências e desenvolvimento técnico e artístico para o aluno. Além de, ajudar o bailarino a superar os seus desafios e se tornar um profissional.

Como o professor ajuda o bailarino a superar os desafios da sua carreira?

O papel do professor é de justamente ensinar o caminho do reconhecimento do erro e alimentar a capacidade do bailarino de resolver e superar os seus desafios. “O professor ajuda o aluno a aumentar a sua confiança em si mesmo e a construir uma mente forte capaz de lidar com o máximo de dificuldades”, explica Pagano.

O bailarino é acima de tudo um ser humano em desenvolvimento e necessita entender e reconhecer os caminhos que seu corpo e sua mente precisam para chegar ao resultado esperado no ballet. Cabe ao professor mostrar todas as possibilidade existentes, sem se apegar apenas a estética tão peculiar do ballet.

“Afinal estamos falando de arte e isso imprime um lado muito mais pessoal e interno do que estético. Não podemos fugir muito da estética exigida pelo ballet, mas muitas vezes o lado artística e mágico do aluno se destaca muito mais do que o estético. O que para mim tem um valor imenso”, conclui a professora de dança.

Por fim, um papel muitas vezes cruel do professor é mostrar a realidade para o bailarino. Segundo Carol Pagano, “todos, todos podem dançar. Porém, ser realmente um profissional qualificado de ballet clássico, infelizmente é para poucos. O professor precisa mostrar isso, para diminuir a frustração do aluno e mostrar outros caminhos tão bonitos e especiais quanto o ballet clássico”.

Como vimos, para se tornar um bailarino profissional é preciso percorrer um longo caminho e neste trajeto o professor tem um papel fundamental. Por isso, reconhecer o trabalho deles no dia do profissional de dança é uma forma de retribuir todo o carinho, apoio e empenho que eles têm com seus alunos e dançarinos. Parabéns para eles que se tornam verdadeiros amigos, pais e mães de tantos bailarinos.

Quer receber todas as novidades do nosso blog e entender mais sobre o mundo da dança? Então aproveite e assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo que acontece!

sapatilha-de-pontaPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

-